Como aumentar os lucros da produção de ovos das galinhas se sua fazenda sem gaiolas com 5 dicas de ouro infalíveis valiosíssimas.
Dica #1. Apresente as aves ao seu novo ambiente uma a duas semanas antes da postura.
As aves devem ser movidas para sistemas sem gaiolas pelo menos uma a duas semanas antes do início da postura, não depois de 17 semanas de idade. Isso permitirá que as aves se familiarizem com seu novo ambiente e se adaptem aos sistemas de nidificação antes do início da postura.
Suprimento de nutrientes
A alimentação de poedeiras livres de gaiolas será diferente daquela de galinhas poedeiras em gaiolas, portanto, os requisitos de nutrientes e as dietas fornecidas precisarão ser revistos de acordo. O movimento adicional das aves e maior competição por alimento significa que mais energia é utilizada diariamente. Com esse aumento no gasto de energia, as aves podem exigir até 10% a mais de energia, dependendo de seu nível atual ou básico. A energia adicional pode ser fornecida como um aumento na quantidade de ração ou como um aumento no conteúdo de energia metabolizável da dieta. A manutenção do equilíbrio entre energia e proteína (aminoácidos digeríveis) também precisa ser abordada para garantir o alcance das metas de peso corporal e o desenvolvimento adequado da estrutura.
Dica #2. Aumente a quantidade de ração ou o conteúdo energético da dieta. Mantenha o equilíbrio correto de energia para proteína.
Desperdício de ração
Quando as aves são retiradas das gaiolas, a competição por ração aumenta. Portanto, é fundamental ter comedouros bem projetados para garantir que o desperdício de ração seja limitado. Menos desperdício de ração ajudará a obter pesos corporais mais uniformes. É importante fornecer um número adequado de comedouros e a quantidade correta de espaço no comedouro para que todas as aves tenham livre acesso à ração e uma hierarquia adequada possa ser estabelecida.
A uniformidade do lote também pode ser mais difícil de controlar e gerenciar em ambientes sem gaiolas. A distribuição de ração em vários locais no galpão ajudará a evitar a superlotação e incentivará as galinhas subordinadas a se alimentarem. Oferecer refeições menores em intervalos mais frequentes pode ser uma estratégia para garantir uma ingestão adequada, resultando na obtenção dos pesos corporais uniformes desejados e reduzindo o desperdício de ração.
Dica #3. Assegure o design adequado do alimentador. Forneça menos ração em intervalos mais frequentes.
Integridade óssea
Aves poedeiras livres de gaiolas que podem ter maior movimento colocam mais pressão em seu sistema esquelético. A força óssea precisará ser monitorada e otimizada sob esses sistemas. É importante examinar os fatores nutricionais que influenciam a integridade óssea, como nível, tipo e fonte de minerais – especialmente cálcio e fósforo.
Como o comportamento e a atividade de postura de ovos são alterados em um sistema sem gaiolas, pode haver um aumento na demanda de cálcio a ser considerado. Calcário, conchas de ostras e outras fontes de cálcio, fósforo e vitamina D podem precisar de suplementação adicional para que cálcio suficiente seja absorvido e disponível durante o pico de formação dos ovos. A inclusão de um acidificante melhorado como o Biotronic ® Top3 e um aditivo fitogênico como o Digestarom ® na dieta também pode aumentar a absorção de cálcio e a integridade óssea.
Dica #4. Ajuste a formulação da ração para atender aos requisitos mais elevados de cálcio.
Contato de ninhada
Existem muitas fontes de contaminação em granjas avícolas, conforme mostrado na Figura 3. Em sistemas sem gaiolas, as doenças são mais facilmente transmitidas dentro de um lote devido ao aumento do movimento das aves, contato entre aves e exposição à cama. Aves livres de gaiolas enfrentarão desafios de saúde adicionais como resultado de serem expostas a altas cargas de patógenos nesses sistemas baseados em cama. Os desafios da saúde intestinal, como coccidiose e enterite necrótica, se tornarão mais evidentes junto com outros patógenos zoonóticos, como E.coli e Salmonella, trazendo preocupações para a saúde animal e humana.
É importante manter medidas rígidas de biossegurança e manter a cama seca para diminuir o risco de doenças e outros problemas de saúde. Estabelecer e manter a saúde intestinal também é fundamental para a manutenção da saúde e do desempenho das aves. Uma estratégia personalizada envolvendo acidificantes, simbióticos (aditivos combinados de prebióticos/probióticos, como PoultryStar ® ) e fitogênicos pode ajudar nesse sentido e pode ser considerada para incorporação ao programa de alimentação.
Dica #5. Garanta uma biossegurança estrita. Apoie o desempenho intestinal através da aplicação de novos aditivos alimentares.
0 Comments
Postar um comentário