5 melhores raças de vacas leiteiras para produção de leite


5 melhores raças de vacas leiteiras para produção de leite em todo mundo

Manter vacas leiteiras pode valer a pena tentar expandir os horizontes de sua propriedade. As vacas fornecerão a você e sua família leite e produtos lácteos caseiros enquanto ensinam valiosas lições de vida a seus filhos. Além disso, possuir vacas leiteiras pode fornecer uma segunda fonte de renda se você estiver interessado em vender leite e produtos lácteos no mercado.

No entanto, antes de comprar seu primeiro bezerro, você precisará considerar qual raça de vaca leiteira atenderá melhor às suas necessidades.

Aqui estão algumas das melhores raças de vacas leiteiras para produção de leite.

.1. vaca leiteira holandesa

O Holstein, também conhecido como Holstein-Friesians, é a raça de vaca leiteira mais popular. É o animal de fazenda leiteira com maior produção de leite do mundo.

A raça Holstein surgiu na Holanda, na Holanda, na década de 1850. Vem das províncias da Holanda do Norte e da Frísia. Existe uma linhagem conhecida como Frisian nos países europeus e, na América, é conhecida como Holstein Friesian.

Uma vaca Holstein tem dois tipos principais de pele. O primeiro tipo, que é a dominância genética, apresenta uma mistura de manchas pretas e brancas. O outro tipo menos comum vem com manchas vermelhas e brancas.

As vacas holandesas são conhecidas por sua gentileza, temperamento doce e forte rebanho seguindo a intuição. Eles são a raça gigante de vaca leiteira, pesando cerca de 60 KG quando maduros. Um touro adulto tem cerca de 1,52 metros de altura e uma fêmea cerca de 1,45 metros.

Esta raça é caracterizada por ser a vaca leiteira mais pesada. Eles carregam um grande úbere de acordo com sua vasta produção. Devido à sua abordagem leiteira, o corpo de Holstein é largo nas costas, curvo e tem pouca musculatura.

A raça Holstein se adapta melhor ao clima frio ou ameno, mas é muito afetada em áreas quentes. No entanto, a quantidade de leite que produzem depende de vários fatores, como nutrição e meio ambiente.

Em sistemas com dietas concentradas, uma vaca holandesa pode produzir uma média de 10.000 a 12.000 litros de leite por lactação (305 dias). E em dietas à base de forragem, a produção de leite pode ficar entre 4.000 a 5.000 litros por lactação. Isso também pode variar em países tropicais e na América Latina, mas é a raça preferida de gado de produção diária devido à alta produção.

2. Vaca Leiteira Jersey

A Jersey é uma raça de gado leiteiro da Ilha de Jersey, localizada no Canal da Mancha entre a França e a Inglaterra. Sua enorme capacidade produtiva permitiu que eles se adaptassem bem nos países mais produtivos, incluindo Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.

As vacas Jersey são pequenas do que outras raças de vacas leiteiras. Eles têm uma cabeça pequena com olhos arregalados, focinho preto e uma fenda frontal. Em relação à forma, uma vaca Jersey tem ângulos refinados que lhe conferem proporções perfeitas.

Em média, uma vaca Jersey adulta pesa entre 450 a 500 KG, e a altura de uma vaca Jersey na cernelha é de 1,25 m.

Assim como as vacas Holandesas, as vacas Jersey têm uma conformação excelente para sustentar seu úbere. Eles têm cabelos curtos e seus membros são finos de acordo com seu peso leve. Graças às suas patas leves e longas, esta raça de vaca é bastante dócil de manusear e adapta-se melhor a áreas desleixadas.

As vacas Jersey produzem leite rico em proteína, gordura e sólidos totais, traduzindo-se em leite de alta qualidade e melhor preço de venda. Esses benefícios produtivos são valores melhores devido a sua excelente conversão com uma dieta baseada em pasto e forragem. Além disso, uma vaca Jersey adapta-se bem a diferentes tipos de climas e solos, mas é muito resistente ao calor moderado.

Em média, uma vaca Jersey pode produzir até 10.000 litros de leite por lactação. Em condições tropicais e de grandes áreas, sua produção de leite varia entre 5.000 a 6.000 litros por lactação.

O leite de Jerseys é rico em gordura, principalmente células gordurosas do sangue, tornando-o uma fonte perfeita para produtos lácteos, como queijo. Em alguns países, essa vantagem se traduz em um melhor preço de venda.

Vacas leiteiras


3. Vaca leiteira marrom suíça

Considerada a raça mais antiga hoje, as vacas Pardo-Suíças originaram-se da Suíça e chegaram à América em 1869. É a segunda vaca com maior produção de lactação depois da raça Holstein.

Como o próprio nome sugere, as vacas Brown Swiss apresentam pelos castanhos escuros. Sua pelagem é fina e curta. Devido à sua adaptabilidade aos Alpes Suíços, o Brown Swiss tem perfeita conformação das pernas, tornando-o rústico em terrenos íngremes.

A vaca marrom suíça é uma raça de tamanho médio e pesa entre 550 a 600 KG. Adapta-se melhor ao ambiente que varia entre 0 a 3.600 metros acima do nível do mar. A sua forma física confere-lhe excelente resistência e sustentação face à sua grande produção.

Sendo a segunda raça com maior produção de leite, uma vaca Brown Swiss pode produzir entre 10.000 a 12.000 litros por lactação. Além disso, são a raça de vaca que produz leite com maior número de sólidos totais e proteínas. As vacas Brown Swiss têm uma excelente conversão, mesmo quando você as alimenta com uma dieta forrageira.

4. Vaca Leiteira Normanda

A raça de vaca normanda adquiriu seu nome de uma região da França chamada Normandia. A raça foi obtida no século 19 após o cruzamento de várias raças. As vacas normandas são uma raça de duplo propósito mantida principalmente para a produção de leite e são mais bem adaptadas aos países tropicais.

As vacas normandas apresentam pêlo branco com manchas coloridas, incluindo marrom escuro, avermelhado ou amarelado. Eles têm uma cabeça grande com manchas ao redor dos olhos, dando-lhes a aparência de óculos e um focinho escuro.

Os normandos são uma raça de tamanho médio e podem pesar entre 550 a 680. O peso é devido ao seu status de dupla finalidade.

A raça é caracterizada por seu peito e abdômen largos, dando-lhe uma aparência sólida e retangular. Possui excelente conformação de pernas e forte musculatura necessária para a produção de carne. Uma vaca normanda é forte e larga, dando boa adaptação à produção de leite em grandes quantidades.

Considerando seu fenótipo de duplo propósito, as vacas Normande são excelentes produtoras de leite. Eles podem produzir entre 6.000 a 7.000 litros de leite por lactação. Além disso, seu leite é rico em proteínas e gorduras, que oferecem a vantagem da produção de queijo e manteiga.

5. Vaca Leiteira Simental

A raça bovina Simental é uma vaca de duplo propósito, adequada para produção de carne e leite. Porém, com a introdução de novas técnicas agrícolas nos últimos anos, a raça Simental foi melhorada geneticamente para se tornar uma boa produtora de leite. Estas raças de gado têm uma conversão mista e produção de leite, tornando esta vaca a melhor em seu campo, melhor do que outras variedades com as mesmas características.

A cor simental varia do vermelho ao dourado com branco e pode ser uniformemente distribuída ou claramente definida em pontos sobre um fundo branco. A cabeça é branca e geralmente aparece uma faixa branca sobre os ombros. A maioria das vacas tem pigmento ao redor dos olhos, ajudando a reduzir os problemas oculares que ocorrem devido à luz solar intensa.

Eles têm uma estrutura grande com excelente musculatura com a vaca cerca de 135-150 cm na cernelha. O peso de uma raça Simental pode variar de acordo com seu uso, mas a vaca pode pesar cerca de 650 a 800 KG.

Por ser uma raça de duplo propósito com o mais alto desempenho de fertilidade na produção de leite, as vacas Simental são boas produtoras de leite. Em média, eles podem produzir cerca de 9.000 litros por lactação.