Os perigos e desafios dos porcos soltos




Os porcos são criaturas inteligentes e curiosas que gostam de muita estimulação mental. Eles são, no entanto, musculosos e destrutivos, então você precisa de cercas que possam suportar essas pressões. De fato, cada peça de infraestrutura precisa ser cuidadosamente projetada e construída com a força do porco em mente. 

Ao contrário das vacas, os porcos não obtêm nutrição suficiente apenas do pasto, então você precisa levar em consideração os custos da alimentação suplementar. Lembre-se de que a prontidão do seu porco para o abate e o desempenho reprodutivo dependem muito da quantidade e qualidade de sua alimentação. 

Embora alguns problemas de saúde sejam mais fáceis de lidar em porcos criados ao ar livre do que naqueles criados de forma mais intensiva. Doenças comuns dos porcos, como coccidiose, disenteria suína e problemas respiratórios, são mais fáceis de controlar quando os porcos vivem ao ar livre. Por outro lado, os parasitas tendem a ser mais um problema com os porcos de vida livre. 

E avistar um porco doente é mais desafiador quando em grupo. Os porcos criados ao ar livre também precisam de proteção contra o clima, bem como contra predadores em potencial. 

A melhor cerca para porcos soltos 


Os requisitos de vedação para porcos criados a pasto variam. Tínhamos um javali Duroc de 500 kg que precisava de uma cerca eletrificada de 1,5 m para impedi-lo de sair de seu recinto para perseguir as porcas. Os porcos alimentadores são menores e têm pouco interesse em nada além de comida, tornando-os mais fáceis de manter fechados. 

Os porcos se aventurarão por toda parte se sua cerca não for forte o suficiente para contê-los. Isso os expõe a predação potencial e aumenta o risco de lesões. Cercas seguras não apenas protegerão seus porcos, mas também protegerão o resto de sua terra e o gado de suas influências destrutivas.

Comece com alguns postes de vedação tratados e resistentes. Estes devem ser espaçados entre 3 e 5 metros de distância e plantados pelo menos um pé no chão. Use junta de dobradiça ou cerca de malha de arame para construir o resto da cerca, adicionando conta-gotas fortes a cada 3 metros para reforçar a estrutura. 

Você pode adicionar fios elétricos na parte superior e inferior para impedir que seus porcos testem a cerca ou tentem abrir um túnel por baixo dela. Treine seus leitões para respeitar esses fios elétricos, e muitas vezes você pode deixar a eletricidade desligada sem que seus porcos se preocupem em testá-la. 

Cercas permanentes deste tipo são caras e demoradas para serem construídas. Se você planeja fazer rodízio de porcos regularmente, uma cerca elétrica portátil é mais econômica, móvel e fácil de manter.

Suínos no Pasto Precisam de Infraestrutura Forte 

Além de cercas seguras, os suínos precisam ter acesso ao seguinte:

Porcos precisam de sombra e abrigo 

A sombra é vital para os porcos, especialmente aqueles com pele branca propensa a queimaduras solares. Os porcos podem superaquecer rapidamente se a temperatura subir acima de 35 graus. As árvores fornecem sombra e arranhadores naturais que seus porcos irão apreciar. 

Embora tenhamos descoberto que nossas porcas construíam grandes abrigos de capim, os porcos eram menos diligentes. De qualquer forma, uma estrutura robusta é essencial para proteger seu porco caipira contra os elementos. 

Um abrigo simples de estrutura em A construído de madeira resistente é adequado. Você pode até colocá-lo em patins para torná-lo mais móvel. 

Como criar porco caipíra


Água fresca para beber ajuda a otimizar a saúde dos seus porcos

Os suínos precisam de bastante água fresca e devem consumir aproximadamente 2,5 vezes mais água do que consomem . 

Para leitões, isso equivale a cerca de 0,5 galões por dia. Para finalizadores ou porcos de mercado, é mais próximo de 1,5 galão. 

A água ajuda o porco a manter a temperatura corporal, regula a função celular, apóia a reprodução e o crescimento e ajuda a remover os resíduos metabólicos. Sem ele, seu porco pode sofrer estresse por calor, reduzindo a ingestão de ração e afetando a taxa de crescimento.

Wallows permitem que os porcos se refresquem e removam parasitas 

Além de beber água, seus porcos precisam de um lugar para chafurdar e se refrescar. Seu abastecimento de água pode ser qualquer coisa, desde um córrego na floresta, lagoa, represa, rio ou simplesmente uma cavidade escavada cheia de água. 

Os porcos são chafurdadores naturais, usando a água e a lama para se refrescar, remover parasitas e se proteger contra queimaduras solares e picadas de insetos. 

Postes de arranhar reduzem a pressão sobre outras infraestruturas

Os porcos adoram uma boa coçada, especialmente depois de chafurdar. Fornecer arranhadores não é essencial, mas protegerá sua outra infraestrutura de porcos que coçam. 

Como e quando girar seus porcos soltos

Idealmente, você deve planejar a rotação de seus porcos a cada duas semanas. Este regime garantirá que o seu impacto na terra seja positivo. Em uma pequena propriedade como a nossa, onde a agricultura intensiva o deixou lutando para sobreviver, os porcos podem ajudar a tornar a terra mais saudável. Eles cultivam e fertilizam o solo enquanto removem raízes teimosas, arbustos e ervas daninhas. No entanto, se deixados em um pedaço de terra por muito tempo, eles podem dizimá-lo rapidamente. 

Os tempos de rotação variam dependendo do tipo de forragem que seus porcos estão utilizando. Se estiverem em áreas com arbustos ou florestas, levará mais tempo para remover as ervas daninhas e preparar o local para um melhor pasto no futuro. Se você já tiver forragem de alta qualidade disponível, rotações mais curtas ajudarão a protegê-la.

Alimentando porcos ao ar livre

Não espere que um porco solto cresça apenas na grama. Os porcos são necrófagos oportunistas e, como tal, não têm os sistemas digestivos necessários para decompor a celulose no material vegetal. Os porcos podem sobreviver comendo gramíneas, o que afetará negativamente sua taxa de crescimento e capacidade de reprodução. 

Os porcos criados ao ar livre precisam de alimentação suplementar, especialmente durante o verão e o outono, para acumular a cobertura de gordura necessária para durar o inverno. 

Uma ração completa para suínos fornecerá a proteína bruta e os aminoácidos de que seus suínos precisam para prosperar. Muitos produtos de boa qualidade, como este , também contêm probióticos para otimizar a saúde intestinal. 

Você também pode complementar a dieta de seus porcos com restos de comida e frutas e legumes em excesso. Você pode até encontrar fazendas vizinhas, restaurantes ou padarias que tenham desperdício de alimentos e que eles ficarão felizes em retirá-los.   

As melhores raças de porcos livres 

As melhores raças para porcos soltos são aquelas com pernas fortes, pelagem peluda e pele pigmentada. Esses atributos os permitem forragear em terrenos acidentados, protegê-los contra o frio e a chuva e evitar queimaduras solares. 

Éramos porcos Duroc livres mais bem-sucedidos do que Large Whites ou Yorkshires. Durocs eram mais resistentes a carrapatos e outros parasitas externos. Sua pele mais escura também significava que eles eram menos propensos a queimaduras solares. 

Outras boas raças de porcos para criação livre incluem: 

  • Berkshire - uma raça resistente que ganha peso bem no pasto
  • Tamworth - uma raça menor conhecida por sua capacidade de forragem 
  • Chester White – robusto construído com uma longa expectativa de vida
  • Hampshire - e uma raça de temperamento equilibrado que prospera no pasto
  • Polônia China - uma raça de crescimento lento com boas habilidades de forrageamento
  • Landrace – excelentes mães com alta produção de leite 

Conclusão

Os porcos soltos trabalham o solo e trazem o toucinho para casa quando manejados corretamente. Você pode colocá-los em pastagens mais pobres para limpar a terra e melhorar a qualidade do solo. Embora alguma alimentação suplementar seja necessária, as melhores raças de vida livre ganharão peso forrageando e se beneficiarão de uma vida natural. Porcos soltos podem prosperar com infraestrutura, cercas e rodízio adequados.