As Melhores Dicas e Cuidados Para Obter um Bom Cultivo e Colheita de Mandioca de Forma Simples
Em termos de rotação de culturas , a mandioca é intercambiável com a batata-doce e muitas vezes cultivada depois da banana-da-terra que é plantada depois do milho ou do quiabo. Plante a mandioca em fileiras com cerca de 91 a 120 centímetros de distância.
Mandioca
Luz
Embora as plantas de mandioca produzam sua melhor colheita se forem expostas à luz solar por muito tempo, a luz direta do sol intensa pode causar queimaduras nas folhas. Nesses casos, um ambiente de sombra parcial seria melhor.
Solo
A mandioca é altamente tolerante a uma ampla gama de solos e níveis de pH, desde que seja bem drenado. Para obter melhores resultados, no entanto, uma opção arenosa e argilosa funciona bem.
Água
Parte do apelo da mandioca é sua capacidade de tolerar períodos de seca e também fortes chuvas de verão. Algumas cultivares, no entanto, são mais tolerantes à seca do que outras, então você deve fazer sua pesquisa antes de plantar. A água parada pode causar o apodrecimento das raízes , portanto, se você mora em uma região chuvosa, o solo precisa ter uma excelente drenagem.
Temperatura e Umidade
Para garantir uma boa colheita durante todo o ano, a mandioca precisa estar em um clima principalmente livre de geadas. Eles não tendem a se sair bem em temperaturas frias.
Alguns entusiastas que têm invernos mais frios irão cultivá-lo em recipientes para passar o inverno dentro de casa ou em uma estufa.
Adubação não é necessária se você plantou a mandioca em solo rico em matéria orgânica . No entanto, a alimentação adicional adequada pode melhorar o rendimento que você obterá.
Suas necessidades de fertilização são semelhantes às da batata-doce. O fertilizante deve ser mais rico em potássio para evitar raízes alongadas e desgrenhadas. Se você deseja uma colheita abundante de folhas, um fertilizante com mais nitrogênio funcionará melhor.
Colhendo Mandioca
As raízes de uma planta de mandioca levam apenas cerca de seis a oito meses para se tornarem totalmente estabelecidas. Depois disso, se você tiver uma boa colheita, provavelmente terá uma colheita bianual. Quando as folhas começarem a amarelar e cair, é um bom sinal de que as raízes estão prontas para crescer.
As raízes são muitas vezes cozidas ou assadas e por vezes transformadas em farinha e as folhas, depois de cozidas, também são comestíveis. O tubérculo também é usado para produzir pérolas de tapioca que são comumente usadas para fazer pudins, e é daí que vem outro nome comum - a planta da tapioca.
Propagando Mandioca
É melhor propagar a partir de estacas em vez de sementes para garantir que você não esteja cultivando acidentalmente a variedade de mandioca amarga. As estacas do caule desta planta enraízam-se com facilidade e rapidez e podem ser plantadas diretamente no solo úmido se as temperaturas forem adequadas. Você pode esperar que o corte esteja totalmente estabelecido em apenas alguns meses.
Pragas/Doenças Comuns
Se você mora em uma região propensa a cupins , isso pode ser um problema para sua planta de mandioca. Eles podem dizimar rapidamente essas raízes.
0 Comments
Postar um comentário