As melhores dicas e estratégias para o sucesso do plantio de milho 

As melhores dicas e estratégias para o sucesso do plantio de milho



O que você precisa saber
  • A profundidade de plantio mais favorável, datas de plantio, taxas de plantio e temperatura do solo ideal para o plantio

  • Como garantir um bom contato da semente com o solo.

  • Fatores-chave para evitar riscos e maximizar o retorno econômico.


  • Quando os produtores de milho seguem as melhores práticas de plantio, eles se posicionam para otimizar o rendimento de grãos e o retorno econômico. Aqui, descrevemos vários fatores-chave para o sucesso do plantio de milho 

  • Evite lavoura e plantio em solos úmidos

    Geralmente, um campo está pronto para a preparação da sementeira quando o solo na zona de lavoura se desintegra quando espremido.

    O preparo prévio do plantio e o plantio em solos úmidos podem causar vários problemas. Quando os abridores de discos da plantadeira cortam o solo úmido e de textura fina, o solo ao redor da semente fica muito compactado, dificultando a penetração das raízes nodais. A lavoura pré-plantio também cria uma camada compactada abaixo da zona de lavoura, restringindo ainda mais o desenvolvimento das raízes.

    Além disso, o plantio em solos úmidos pode criar um canteiro tortuoso e fazer com que os sulcos das sementes se abram após o plantio, diminuindo o contato da semente com o solo. Um bom contato da semente com o solo é importante, para que as sementes possam absorver a umidade de maneira rápida e uniforme e emergir uniformemente.

    Evite o preparo excessivo do pré-plantio

    Antes do plantio, evite arar mais do que o necessário. O preparo excessivo do pré-plantio causa crostas na superfície e problemas de emergência se chover muito antes da emergência, e aumenta o risco de erosão eólica e jato de areia nas mudas de milho.

  • Profundidade de plantio ideal

  • As raízes nodais do milho estão localizadas entre a semente e a superfície do solo. Barreiras ao estabelecimento de raízes nodais podem reduzir o rendimento e aumentar o potencial de acamamento de raízes.

  • Plantar milho com 5 centímetros de profundidade é o ideal. Colocar as sementes em uma profundidade mais rasa aumenta o risco de um estabelecimento radicular nodal ruim. Se os solos estiverem muito secos, plantar até 7 centímetros para atingir a umidade do solo pode melhorar a uniformidade da emergência.

  • Evite altas velocidades de plantio que façam com que as unidades plantadoras saltem, pois isso pode causar profundidade variável de colocação de sementes e emergência desigual.

    Plante no momento mais oportuno

    A germinação do milho requer que as sementes ocupem 30% de seu peso em água e que a temperatura do solo em temperatura ideal. Há menos chance de problemas de estabelecimento de povoamento se o milho for plantado quando o solo na zona de semente atingir ou estiver na temperatura ideal espera-se que aqueça, uma vez que a absorção de água pelas sementes pode ocorrer quando a temperatura do solo está abaixo. 

    É importante considerar as previsões de clima e temperatura do solo após o plantio do milho. A lesão por frio de embebição no milho pode ocorrer quando a temperatura do solo está muito fria. A injúria por frio por embebição ocorre porque os tecidos celulares são menos flexíveis sob temperaturas frias e podem quebrar quando as sementes embebem água. Se a temperatura do solo cair depois de 2 dias após o plantio do milho, o risco de dano por frio embebido é bastante reduzido em comparação com um declínio semelhante na temperatura do solo durante os primeiros 1 a 2 dias após o plantio. 

    Geralmente, os produtores de milho maximizam o rendimento ao plantar no final de abril ou início de maio.

    Quando a primavera chega cedo, é uma data boa de plantio para produzir rendimento semelhante ao plantio no final de abril ou início de maio. Quando poucos dias de cultivo se acumulam no final de abril e na primeira quinzena de maio, os produtores também podem atingir o rendimento máximo de milho plantando em meados na hora certa.

    Na maioria dos casos, o rendimento do milho diminui quando o plantio é adiado pois no clima mais frio pode acontecer o congelamento do híbrido antes de atingir a maturidade.

  • Plante sementes a uma taxa que maximize o retorno econômico

    As taxas ideais de plantio de milho são geralmente de 34.000 a 36.000 sementes por acre. Essa taxa maximiza o retorno econômico na maioria dos campos, mas pode variar dependendo do híbrido, da produtividade do solo e do rendimento esperado.

    É comum um estande final 5% menor que a taxa de plantio. Plantar muitas sementes geralmente não reduz o rendimento do milho, mas pode reduzir o retorno econômico.