4 Cuidados essenciais e dicas de ouro valiosas para criação de porcos

4 Cuidados essenciais e dicas de ouro valiosas para criação de porcos



Se você está pensando em criar porcos ou se tornou recentemente um proprietário de porcos, compilamos algumas dicas para ajudá-lo a criar porcos felizes e saudáveis.


Saúde

Os porcos paridos a pasto muitas vezes custam menos aos seus donos em despesas de saúde do que aqueles em sistemas de confinamento, onde a proximidade dos animais encoraja a propagação da doença. A prevenção de doenças é sempre melhor do que o tratamento.

O agrupamento estrito de tudo dentro/tudo fora de suínos é muito benéfico para o estado de saúde e desempenho de crescimento dos suínos. Este procedimento funciona melhor quando os porcos nascem em uma janela de tempo estreita; isso também é importante para o sucesso do parto a pasto porque evita a amamentação cruzada de porcos mais velhos e recém-nascidos. O layout adequado das instalações externas pode fornecer essa vantagem de tudo dentro/tudo fora.

Quase todos os rebanhos suínos terão parasitas internos. Os ovos de muitos parasitas internos (vermes) persistem no solo por anos, então pastos rotativos e lotes de suínos não são totalmente eficazes. Como resultado, os rebanhos ao ar livre precisam de um rigoroso programa de controle de parasitas. Os vermífugos estão disponíveis na forma de injeção ou administrados na comida ou na água. Para obter melhores resultados, produtores e veterinários devem seguir um programa de saúde durante todo o ciclo de vida do rebanho durante todo o ano.

Exames post-mortem de porcos, amostras fecais, verificações de abate e exames de sangue podem ajudar a diagnosticar os patógenos e parasitas ativos em um determinado rebanho. As injeções de ferro podem não ser necessárias no pasto, onde os porcos podem obter o ferro adequado do solo.

 

Habitação

Se você estiver mantendo um número relativamente pequeno de porcos, a solução mais simples é comprar uma arca de porcos. As arcas normalmente têm tetos curvos, como por exemplo as feitas de chapas de ferro curvas com pontas de madeira.

Algumas arcas são isoladas e há uma variação considerável de preço. Os de plástico são leves e fáceis de mover - vire-os de costas e deslize-os pelo chão como um trenó.

Arcas com piso podem abrigar piolhos e fornecer um habitat para ratos embaixo delas no inverno. É importante mover a arca para um terreno limpo e limpar ou queimar a palha velha. (Isto é especialmente importante com arcas de parto). Quando sua arca não estiver em uso, ligue-a de volta para que o tempo a limpe. Se houver uma casinha existente disponível, ela também pode ser convertida para uso como galpão de porcos. Um teto baixo isolado deve ser instalado e um piso de concreto que também seja preferencialmente isolado. Outra consideração é a incapacidade do porco de suar, por isso é importante que eles possam se refrescar em climas quentes. Porcos de cor clara também são suscetíveis a queimaduras solares. Certifique-se de que há sombra disponível o tempo todo.

Fornecer um 'chafurdar' raso de água onde eles possam se refrescar também é muito eficaz, sem mencionar a grande diversão para seus porcos!

 

Esgrima

O perímetro do piquete de suínos precisa ser cercado para evitar que os porcos se afastem. Isso normalmente consiste em vários fios de arame ou fita de cerca elétrica. A fita é provavelmente melhor, pois os porcos podem vê-la mais facilmente.

Uma esgrima elétrica é a melhor opção sempre que possível; se não, um esgrimista operado por bateria pode ser usado. Lembre-se, no entanto, de verificar regularmente a carga da bateria. Subdivida seu paddock em vários lotes e os porcos giram por eles. Para o inverno, uma parcela pode ser usada e replantada na primavera.

 

Alimentando

Embora suas necessidades nutricionais específicas possam mudar com o tempo, todos os suínos precisam de água potável, carboidratos para obter energia, proteínas para crescimento e manutenção dos tecidos e vitaminas e minerais. Os porcos precisam de até três vezes mais água do que ração seca todos os dias para uma digestão adequada.

Idealmente, isso pode ser fornecido por meio de um bico de água sob demanda, mas, na prática, em uma pequena exploração, um bebedouro é mais prático. Isso deve ser limpo regularmente e verificado para garantir que não tenha sido derrubado pelos porcos.

A melhor maneira de garantir que o porco receba uma dieta balanceada é comprar uma ração composta de um fabricante respeitável e experiente de ração para suínos.